segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A Representação Discente

Há nos diversos colegiados da FFLCH espaços de voz e voto distribuídos desigualmente entre estudantes, professores e funcionários. No que tange a nós, há a possibilidade de se ter RDs e suplentes em cada departamento do curso (em número equivalente à 10% do número de professores integrantes), nas Comissões de Pesquisa (10%), de Graduação (20%), de Cultura e Extensão (10%), de Licenciatura (10%), e ainda na Congregação (10%) e no Conselho Técnico Administrativo (CTA – 1 aluno).


Por que RDs?

Primeiro é preciso desarmar o argumento pequeno, abjeto mesmo, de que os estudantes, sempre de passagem pela universidade, nada têm a dizer ou fazer nesse espaço, de que nossa tarefa maior é cordialmente vir com o texto lido. Nossa conjuntura há muito não favorece, ao contrário sucateia, os já precários espaços de formação crítica do país. E é parte da experiência universitária pensar e atuar criticamente sobre a universidade, seus projetos e perspectivas. Espaço institucional, e por isso pré-formatado, é entretanto lugar de disputas e ações políticas acerca da academia e da política educacional do país.

Excetuando-se os departamentos, ao todo são 22 rd’s da FFLCH: 1 aluno na Comissão de Pesquisa, 1 na de Extensão, 2 na de Graduação, 1 da de Licenciatura, 1 no CTA e 5 na Congregação – todos eles acompanhados por suplentes com direito à voz em todas as reuniões.

Sobre esses espaços (os colegiados) é preciso dizer que a Congregação é o principal órgão deliberativo, onde são definidas as políticas e diretrizes gerais da faculdade, bem como sua posição frente debates públicos (como a Secretaria do Ensino Superior e a Ocupação da Reitoria). Já o CTA possui um caráter mais administrativo: lá são discutidos desde a aplicação das políticas de ensino, pesquisa e extensão universitária propostas pela Diretoria até acordos e convênios de estágios, além da distribuição do orçamento anual da Faculdade. Quanto às Comissões e Departamentos, suas discussões vão diretamente ao cotidiano dos cursos e na própria prática do tripé universitário. Todos esses espaços se permeiam em alguma medida, e boa parte deles não são ocupados por nós já há muito (faz mais de 1 ano que não há RD’s nos colegiados da FFLCH).


A situação hoje..

Desde dezembro do ano passado um grupo de alunos de Sociais, Filosofia e Letras têm ido à Congregação e ao CTA para acompanhar as discussões. Tendo em vista a pressão por parte da direção pela legalização da participação, e como as eleições ainda estão sendo preparadas (serão em agosto), no intervalo entre o dia 28.06 e as eleições efetivas foram definidos Rd’s provisórios da Graduação e da Pós em reunião aberta do Conselho de Centros Acadêmicos da FFLCH.

Indicamos a todos os cursos que organizem um mural no qual os rd’s se comprometam à disponibilizar as discussões que acompanharam, bem como um e-mail para possibilitar maior interação entre os representantes e os demais estudantes.

Inscrições: 01 a 17/08 no CAF (18h às 19h30)

Eleições: 20 e 21/08


Nenhum comentário: